terça-feira, 9 de março de 2010

Dos ´bootlegs´ ao Youtube

Depois de um sábado ilhado por causa da chuva que afogou o Rio de Janeiro e um início de semana gripado (espero que não “suinamente”), aproveitei a manhã desta terça para apurar como foi show o primeiro show da turmê sul-americana do Guns N´Roses, em Brasília, no último domingo.

“Mas outro post falando de Guns N´Roses? Não tem mais nada pra falar não??”

Pois é. Outro post. E provavelmente terá mais um na semana que vem pra dizer como foi a apresentação da banda na Praça da Apoteose, no próximo domingo. Depois prometo que coloco Axl Rose e cia. de volta ao ostracismo em que viveram nos últimos quinze anos.

Mas o fato é que saber como foi um show hoje é tão simples que até me esqueço do trabalho que dava há uns anos atrás.

Em meados da década de 90, quando algum artista anunciava shows por aqui, começava a busca por informações. “Qual será o repertório?”, “Fulano ainda consegue cantar tal música?”, “Como é a estrutura do show? Palco, luz, som?”.

Para tentar encontrar essas respostas tínhamos apenas poucas revistas e algumas matérias de jornal, isso quando o artista tinha um certo nome. Havia também os bootlegs, CDs gravados em shows e lançados sem qualquer controle dos artistas, com qualidade de som, na maioria das vezes, bem precária. Os bootlegs eram vendidos em lojas de disco menores, geralmente escondidas em galerias, e chegavam às prateleiras um ou dois meses após os shows, o que era bem rápido no padrão da época. Com essas gravações já dava pra ter uma idéia de como seriam os shows.

Hoje, claro, é tudo bem diferente. Em pouco mais de quinze minutos de busca eu já tinha o set list tocado pelo Guns em Brasília, os vídeos de quase todas as músicas executadas no Youtube, além de fotos e matérias de diversos blogs e jornais online.

Para alguns, isso pode estragar a surpresa na hora do show, para uns vai apenas aliviar a curiosidade e para outros pode até determinar se vale a pena gastar a fortuna que se cobra por um ingresso para um show no Brasil (vale um comentário: em janeiro de 2001, no Rock In Rio 3, paguei R$ 17,50 para ver o Guns N` Roses. Em 2010, R$ 90,00. Precisa falar mais alguma coisa?).

Para quem quiser saber os repertórios das bandas, esse site é bem interessante. Muitas vezes os setlists são atualizados em tempo real por quem está nos shows:


O set list do Guns N´Roses em Brasília:









Nenhum comentário: